I Caminhada pela Cidadania Religiosa

Ato liderado pelo Movimento CidadaniAxé marcou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa com um pedido coletivo por tolerância e uma sociedade antirracista.

A Zona Norte de São Paulo foi palco da 1ª Caminhada pela Cidadania Religiosa no domingo, 21 de janeiro de 2024. O evento, encabeçado pelo Movimento CidadaniAxé, celebrou o Dia Mundial das Religiões e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Dezenas de pessoas, incluindo adeptos de diversas fés como umbandistas, candomblecistas, católicos, judeus e budistas, caminharam juntas por um percurso de 700 metros.

Mais do que um pedido genérico por paz, os manifestantes uniram vozes em defesa de pautas centrais para a convivência. O ato defendeu a preservação do Estado Laico e a urgência de uma atitude religiosa antirracista na sociedade. Durante todo o caminho, cantos e palavras de ordem reforçaram a importância de fomentar a amizade inter-religiosa e o respeito à diversidade de crenças

“Lutamos pelo direito de viver em paz, cada um na sua crença", comentou o presidente do Instituto de Cooperação Pública e Social (ICOOPS), entidade membro do CidadaniAxé. "Realizamos hoje esse ato simbólico em nome da paz e estamos muito gratos a cada um que esteve conosco ocupando a cidade e reverberando a mensagem. Axé para quem é de Axé; Aleluia para quem é de Aleluia; Motumbá para quem é de Motumbá; Shalom para quem é de Shalom; e respeito para todos”.