Diversidade em Ação

Este é o eixo do ICOOPS dedicado ao combate às discriminações e à promoção ativa da equidade, atuando no reconhecimento, respeito e defesa de grupos historicamente vulnerabilizados.

Objetivo Geral: Cooperar na promoção de ações e projetos de respeito à população LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência (PCDs), pessoas idosas, juventude, crianças e adolescentes, e no amparo a mães e pais solos ou atípicos, com foco territorial na Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme.

Projetos

  • 1. Reconhecer – Este projeto desenvolve ações diretas de combate à LGBTfobia, focado em dois caminhos principais: a promoção do respeito (por meio de campanhas e sensibilização) e a articulação da proteção social (garantindo o acesso da população LGBTQIAPN+ à rede de direitos e serviços).

  • 2. Ponto de Escuta (saúde mental e acolhimento) - Atua de forma transversal, oferecendo um espaço de escuta e análise psicanalítica gratuita para pessoas desassistidas. Este projeto é uma ferramenta fundamental do eixo para acolher o sofrimento psíquico de públicos vulneráveis, como pessoas trans e mulheres vítimas de violência.

  • 3. Futuro Plural Diversidade em Ação - Este projeto desenvolve ações socioeducativas sobre diversidade sexual e de gênero para adolescentes e suas famílias, focado em dois caminhos principais: a sensibilização para o respeito à diversidade (combatendo a LGBTfobia e o preconceito) e o fortalecimento do amparo familiar (prevenindo o rompimento de vínculos e a violência doméstica).

  • 4. Muay Thai Perifa: Fortalecendo Mulheres - Este projeto desenvolve a prática recreativa do Muay Thai para mulheres em vulnerabilidade social focado em dois caminhos principais: a promoção da saúde física e mental (reduzindo o estresse e a ansiedade) e o fortalecimento da autonomia (aumentando a autoconfiança, a sensação de segurança e o protagonismo comunitário).

  • 5. Moda de Reuso - Mãos que fazem e vendem - Este projeto desenvolve capacitação técnica (costura) e empreendedora para mulheres em vulnerabilidade social (periferias, egressas), focado em dois caminhos principais: a inclusão produtiva (gerando autonomia e renda para as mulheres) e a sustentabilidade ambiental (transformando resíduos têxteis em produtos através da economia circular).

  • 6. Convivência que Protege - Este projeto desenvolve atividades socioeducativas (oficinas, rodas de conversa) com famílias em vulnerabilidade (Crianças, adolescentes, Jovens, Adultos e pessoas idosas), focado em dois caminhos principais: a atuação preventiva (fortalecendo laços afetivos e o diálogo para evitar o rompimento) e a articulação de direitos (conectando as famílias com a rede de serviços socioassistenciais - SGD/SUAS/SUS).

  • 7. Mesa SolidáriaEste projeto desenvolve a ação de combate à fome, focado em dois caminhos principais: a atuação emergencial (garantindo o direito humano básico à alimentação com a distribuição de cestas básicas para famílias em risco alimentar) e a criação de vínculo (atuando como principal "porta de entrada" para conectar as famílias assistidas a outras ações de cidadania e autonomia do ICOOPS).

  • 8. Ponto de Escuta (saúde mental e acolhimento)Este projeto atua de forma transversal entre os projetos do ICOOPS, oferecendo um espaço de escuta e análise psicanalítica gratuita para pessoas desassistidas. Este projeto é uma ferramenta fundamental do eixo para acolher o sofrimento psíquico de públicos vulneráveis, como pessoas trans e mulheres vítimas de violência.